Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Dúvida com relação a serviços de apoio e intensificadores Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 13/01/2017 13:39
Boa tarde, Flávio.

Fiquei com uma dúvida sobre a questão de serviços de apoio. Em meu exemplos imaginei Banco de dados e Sistema Operacional, e intensificadores, tela desconfigurada apenas. Estão errados?

Abraço!
Re: Dúvida com relação a serviços de apoio e intensificadores Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 13/01/2017 14:52
Boa tarde, William

Banco de dados pode ser um serviço de apoio. Sistema operacional não, ele é software, parte integral do serviço de hospedagem. O serviço de hospedagem que usa um sistema operacional é um serviço de apoio. 

Tela desconfigurada? Isso é falha, isso não é serviço a ser entregue ao cliente. 
Re: Dúvida com relação a serviços de apoio e intensificadores Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 29/01/2018 15:50
Alguns exemplos a respeito de serviços de apoio e intensificadores já tornariam mais clara e rápida a compreensão. Entre serviço principal e de apoio (secundários) não há problema, mas em relação ao intensificadores só com exemplos mesmo  para entender. Tenho um pouco de dificuldade ainda nisso.

Vamos tentar: 

 Num serviço de vendas online de computadores, (1) o portal de vendas seria o serviço principal. Um (2) sistema de pagamento ligado ao sistema de vendas seria o secundário e um (3) serviço de chat com o cliente seria o intensificador. 

Correto?

Editado 2x. Última edição em 29/01/2018 16:15

Re: Dúvida com relação a serviços de apoio e intensificadores Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 29/01/2018 16:01
Boa tarde, Daniel

Sim,  o seu exemplo seria cabível. 

Serviço principal é sempre aquilo que o usuário/cliente usa. 
Serviço de apoio geralmente o usuário não tem interface direta. São serviços técnicos, ligados a componentes de infra, que sustentam o serviço principal. Sem os serviços de apoio, o serviço principal não roda.  
Serviço intensificador é um complemento que o usuário vai utilizar. 

Exemplo: 
Eu te forneço um serviço de treinamento à distância, você interage com o meu serviço através deste portal. Isso é um serviço principal que te entrego. 

Para este serviço principal de treinamento à distância funcionar, é necessário vários serviços de apoio: 
- Serviço de hospedagem PHP
- Serviço de banco de dados

Você como usuário não tem acesso ao banco de dados, mas é um serviço de apoio necessário para o serviço principal rodar.  

Um serviço intensificador é um complemento que o usuário pode utilizar. O serviço de aulas ao vivo, por exemplo, é um serviço intensificador ao serviço principal de treinamento à distância. 

Re: Dúvida com relação a serviços de apoio e intensificadores Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 29/01/2018 16:15

O Exemplo da Aula 2 - Slide 19/50 - foi muito bom para ajudar a entender a diferença entre os tipos de serviços.
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso