Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Integração entre ISO 9001, 20000 (ITIL) e 27001 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Apresentação do curso e Introdução à ITIL v3
Enviado em 28/12/2016 16:47
Boa tarde professor, 

Considerando o melhor dos mundos no gerenciamento de serviço de TI, recomenda algum material (Livro, artigo, curso), que demonstre como implantar um centro de excelência de serviço de TI ?

Quais as suas dicas ?

No momento trabalho no projeto de implantação da ISO 9001 em uma empresa de segurança da informação no MSS, 
teria algumas dicas ?  
Re: Integração entre ISO 9001, 20000 (ITIL) e 27001 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Apresentação do curso e Introdução à ITIL v3
Enviado em 28/12/2016 17:57
Boa tarde, Pablo

Desconheço algum livro bom para isto, você não vai encontrar em um livro algo que vai resolver os problemas da sua empresa e nem dar uma receita de bolo pronta.  Existe este livro abaixo que pode ser um ponto de partida para pensar no que considerar ao melhorar as operações de TI: 
https://www.amazon.com/Process-Excellence-Operations-Practical-Management/dp/0615877524/ref=sr_1_sc_1?ie=UTF8& ;qid=1482955317&sr=8-1-spell&keywords=it+service+excelece+%3D

Existem também vários livros sobre excelência de suporte que você pode achar no site da Amazon, mas confesso que não fico lendo esses livros e não posso fazer indicações. Eu sou conhecedor de ITIL e no que se refere a ITIL eu posso tirar qualquer dúvida. 

Também desconheço no Brasil curso de integração de normas 20000, 27001 e 9001. Existem muitos cursos de integração da 9001 com 14001 e OSHAS, mas com as normas de TI no Brasil creio que não não há demanda para oferecer este tipo de curso. Provável encontrar no google artigos em inglês, mas não fiz esta busca. 

Você começou a estudar um curso de ITIL Foundation, esse é um ponta pé inicial para quem quer aprender sobre gerenciamento de serviços de TI. A ITIL é uma ótima referência para um provedor melhorar os seus serviços. No curso de Foundation você vai entender a terminologia básica, mas não vai sair expert para implantar nada porque não é o objetivo deste nível de curso. Você pode posteriormente fazer um curso de ITIL Practitioner para conhecer uma abordagem de melhoria de processos e depois se aperfeiçoar em processos específicos da ITIL em outros cursos intermediários. Além disto, se o objetivo for conhecer as normas 20000, há curso e-learning aqui sobre esta norma. Já para 27001 não terei curso, mas há vários provedores deste tipo de treinamento. No Brasil, existem vários provedores como BSIBrasil, ABNT, Fundação Vanzoni, que oferecem cursos de 20000  e 27001. 

Fico à disposição neste fórum se você tiver dúvidas especificas sobre o curso de ITIL Foundation que você contratou. 





Editado 1x. Última edição em 28/12/2016 18:07

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso