Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Gerenciamento de Fornecedor Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 12/11/2016 19:35
Olá,

Achei que acordos com fornecedores deveriam ser cobertos com CAs não com ANS? Agora estou confuso.

Pode ajudar?

~Cesar Bomfim
Re: Gerenciamento de Fornecedor Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 12/11/2016 19:37
Tipo, CA - contrato de apoio - Estabelecido entre TI e fornecedor
Re: Gerenciamento de Fornecedor Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 12/11/2016 19:43
Boa noite, Cesar

O termo Contrato de Apoio (CA) se refere somente a relação Provedor de Serviço (TI) e o fornecedor. 

O termo Acordo de Nível de Serviço (ANS) se refere a relação Provedor de Serviço (TI) e cliente. 

Se você não tiver tido entendimento de alguma parte da explicação do módulo 5, peço que informe o número do slide e que você não entendeu do slide. 
Re: Gerenciamento de Fornecedor Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 12/11/2016 19:57
Boa noite Professor.

Slides 80 e 81. Achei que acordos com os fornecedores eram apenas CAs. E que o ANS era para ser feito entre TI e cliente.

Grato,

Cesar Bomfim
Re: Gerenciamento de Fornecedor Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 12/11/2016 20:37
Cesar, 

na gravação destes slides não foi dito nada diferente disto. Apenas foi dito que os CAs com fornecedores precisam estar alinhados com os ANSs dos clientes. Por exemplo, se vai estabelecer com um cliente um acordo de 99% de disponibilidade a partir de um serviço que roda da nuvem e a TI depende de um fornecedor para hospedar da nuvem este serviço, então é importante que no CA com o provedor de nuvem esteja também 99% de disponibilidade igualmente acordado com o cliente. 
Re: Gerenciamento de Fornecedor Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 12/11/2016 20:43
Professor,

Fico feliz que seja assim, meu objetivo é apenas ter a conclusão correta sobre o assunto. Logo, nenhum SLA é firmado entre a TI e fornecedor, apenas CAs e logicamente esses CAs devem conter acordos suficientes para garantir as metas que a TI acordou com o cliente em SLA.

Esse afirmação está correta?

Grato,

~Cesar Bomfim
Re: Gerenciamento de Fornecedor Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 12/11/2016 22:09
Isto mesmo
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso