Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Dicas para quem reprovar no exame Categoria: Dúvidas sobre o exame - Módulo: Módulo 15 - Preparação para os exames
Enviado em 22/08/2014 07:10
Para orientar aqueles que não passam nos exames CAPM e PMP, estou documentando aqui uma checklist de sugestões sobre o que fazer antes de uma nova tentativa. É importante que cada um faça uma reflexão sobre os motivos que levaram à reprovação. Ninguém passa nos exames do PMI por sorte. Somente candidatos realmente preparados terão sucesso no exame. Neste caso, você precisa saber quais foram os seus pontos fracos na preparação. Para isto recomendo ler este o artigo sobre as 5 principais causas de reprovação no exames. 


Checklist para uma nova tentativa no exame:
1. Analisar o relatório de exame recebido na PROMETRIC. Neste relatório você irá identificar o seu nível de proficiência nos domínios do exame. Se a sua proficiência foi baixa em todos os domínios, então você terá que se esforçar mais para uma nova tentativa. Nesta situação, recomendo recomeçar seus estudos do zero, assistindo a todo o nosso treinamento novamente e seguindo à risca todas as recomendações de estudos adicionais passadas ao final de cada módulo. Se você teve uma proficiência baixa em somente alguns domínios, então você poderá focar a sua revisão somente nos processos do PMBOK relacionados a estes domínios.
2. Revisar todas as recomendações de estudos passadas no módulo 15 do curso. Muitos dos nossos alunos que reprovam ignoraram estas recomendações, como ler um livro adicional, atingir mínimo de 85% nos simulados, fazer um resumo para ajudar na compreensão, entre outras. O que eu passo como sugestão de estudos no módulo 15 é o mínimo para uma preparação adequada para o exame. Ignorar estas recomendações geralmente leva ao fracasso. Sendo assim, revise as dicas passadas slide por slide neste módulo e analise o que você fez, o que não fez ou o que poderia ter feito melhor.

3. Além do nosso curso é importante que você tenha utilizado uma referência bibliográfica além do PMBOK no caso de ter se preparado para o exame PMP. O livro da Rita é o mais indicado para este exame. É importante também que você tenha utilizado somente materiais atualizados para a última versão do PMBOK. Caso você não tenha um material de leitura adequado, providencie-o antes de embarcar em uma nova jornada de estudos. Se você utilizou o livro da Rita e não gostou da metodologia dela, tente outro livro. Há alguns livros recomendados na lista de material extra do curso. É melhor gastar um pouco mais em bons materiais para evitar a frustração de reprovar mais uma vez.

4. Reavalie sua atitude durante a revisão. Muitos alunos reclamam que estudaram muito e ainda assim reprovaram. Ninguém passa no exame sem ter estudado. Entretanto, estudar muito nem sempre significa que houve aprendizado. Ler mecanicamente não gera aprendizado! Durante as suas leituras busque a compreensão do que você está lendo, procure relacionar os conceitos com o mundo real e considere em que situações você aplicaria determinada técnica ou conceito.

5. Certamente durante a sua revisão você se lembrará de muitas questões em que você não dominava o assunto e não tinha certeza sobre a resposta. Sendo assim, use a experiência que você teve com a primeira tentativa a seu favor e explore melhor assuntos que não domina.

6. Trabalhe bem as questões de cálculo para o exame PMP. Pratique exercícios sobre gerenciamento de valor agregado. As questões do exame relacionadas a isto são as mais fáceis, basta você ter domínio das fórmulas. Em torno de 10% das questões do exame PMP são cálculos.

7. Após você ter feito a revisão da parte teórica, você terá que praticar simulados. Se você fez todos os nossos simulados online e já tinha atingido a média de 85% de acerto na primeira tentativa para o exame, neste caso recomendo adquirir um novo simulador. Um novo simulador pode ser necessário para que você não corra o risco de praticar questões já viciadas, para as quais você já memorizou as respostas. Os simuladores Fast Track e o da empresa PMTECH são os mais recomendados pelos nossos alunos. E lembro mais uma vez que os simulados apenas servem como ferramenta de medição de conhecimento, pois nunca uma questão deles irá cair no exame real. Use os resultados dos simulados para focar nos assuntos que você não está dominando. Praticar simulados exaustivamente não vai fazer com que você aprenda mais! Dependendo das suas deficiências, recomendo primeiro praticar simulados por área de conhecimento objetivando alcançar mais de 85% de acerto e por fim praticar alguns simulados de 200 questões para ver como você se comporta de forma global nos assuntos.

8. Somente faça uma nova tentativa no exame se você realmente teve bons resultados nos simulados e sente segurança com seu conhecimento. Se você não levar a sério as recomendações passadas aqui é muito provável que reprove mais uma vez.

Lembro que o PMI permite 3 tentativas para o mesmo exame dentro do ano de elegibilidade. E 3 dias úteis após a reprovação o candidato já consegue fazer o pagamento para um novo exame no portal do PMI. Não existe tempo mínimo para uma nova tentativa, e o tempo de preparação para isso vai depender da situação de cada candidato: para alguns, duas semanas podem ser suficientes – já para outros pode ser necessário um mês ou mais.


Editado 2x. Última edição em 26/03/2018 12:24

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
xEste tópico está fechado e respostas não poderão ser enviadas.
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso