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Simulado 1 - ITIL Foundation v3 - 40 Perguntas em Português Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 24/09/2009 06:17
Caro Mestre,

Simulado 1 - ITIL Foundation v3 - 40 Perguntas em Português, questão 32 -

[i][u]-Quais das seguintes atividades do gerenciamento da disponibilidade são consideradas mais proativas do que reativas?

1. Avaliação de risco

2. Teste de mecanismos resiliência

3. Monitoramento da disponibilidade de componente[/u][/i]

O gabarito aponta como corretas o item 1 e 2. No meu ver o item 3, monitorar, tb é proativo, certo?

Abraço.

Re: Simulado 1 - ITIL Foundation v3 - 40 Perguntas em Português Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 24/09/2009 06:34
Diogo,

monitorar não é 100% proativo, é mais reativo, porque o monitoramento tem como objetivo identificar um erro. Ser proativo é trabalhar para evitar o erro e no monitoramento você não necessariamente vai evitar um erro, você está trabalhando só na detecção antecipada. Então 1 e 2 são mais proativos.

Re: Simulado 1 - ITIL Foundation v3 - 40 Perguntas em Português Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 09/10/2009 04:59
Boa tarde,

Adquiri recentemente o curso de Bridge para o exame Foundation na versão 3 da ITIL com vocês. Gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo das apostilas e simulados. O material está muito bom!

Tive uma dúvida recente, que gostaria de compartilhar e discutir com vocês:

No simulado 1(um), do referido curso, me deparei com a seguinte pergunta:

"5) Qual das seguintes situações deveria ser criado um registro de Problema?"

A resposta correta, para minha surpresa, foi a seguinte:

"A equipe de Gerenciamento Técnico identifica uma resolução permanente para um número de incidentes recorrentes"

Motivo da dúvida:

Considerando o seguinte:

1) Se eu tenho incidentes recorrentes na infraestrutura, os quais não sei a causa raiz, nem solução de contorno ou permanente, tenho um PROBLEMA;

2) Se identifiquei a causa raiz, porém não possuo solução de contorno ou permanente, tenho um ERRO;

3) A partir do momento que identifiquei a causa raiz e uma possível solução de contorno ou permanente, tenho um ERRO CONHECIDO. Neste caso, abre-se uma Requisição de Mudança para que se procedam as devidas correções ou alterações na infraestrutura.

Portanto:

Se a equipe de Gerenciamento Técnico da questão acima descrita identificou uma "Resolução Permanente", qual o motivo faz-se necessária a criação de um Registro de Problema?

Concordo que, já que a equipe de Gerenciamento Técnico identificou tal resolução, existe a necessidade, por parte do Gerenciamento de Problemas, de validar se a mesma é válida. Porém, não se faz necessário o registro de um problema, e sim de uma Mudança.

Ou nesta teoria, vocês estão considerando que o único gatilho de mudança apropriado, neste caso, seria o registro de problema?

Porque, necessariamente, o Gerenciamento Técnico haveria de abrir primeiramente um Problema, haja vista a solução permanente (o que sugere que a causa raiz já fora identificada anteriormente) foi identificada?

Abraços!

Carlos Francisco Ferreira

ITIL® Practitioner, COBIT®, ISO/IEC 20000®, MCP®

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